Destinos

Os nossos destinos

Visite o Algarve e conheça o que de melhor existe por cá


Cabanas de Tavira

A nascente de Tavira, surge a Ilha de Cabanas, uma estreita língua de areia que se estende até à barra de Cacela, a última barra para nascente na Ria Formosa. A praia situa-se em frente à povoação de Cabanas, cuja origem remonta às campanhas de pesca do atum, mantendo-se ainda hoje terra de pescadores.

Da longa marginal de Cabanas, recentemente requalificada, espreitam-se os barcos de pesca artesanal ancorados na ria e as casas de aprestos. É de barco o acesso preferencial à Ilha, bastando uns quantos minutos para a alcançar, uma vez que o braço de ria que separa a ilha do continente é modesto.

Já na praia os passeios pelo areal apetecem, caminhando um pouco é possível aceder a momentos de tranquilidade e isolamento. Voltando a Cabanas, o visitante pode saborear ostras e amêijoas recolhidas nos viveiros próximos, bem como peixe fresco grelhado e diversos pratos de polvo, nos inúmeros restaurantes da marginal.


Tavira

A história de Tavira perde-se no tempo: elevada a cidade em 1520, por D. Manuel I, a cidade é herdeira de um património cultural inigualável. A sua “colina genética” é o marco vivo da presença de vários povos da antiguidade, donde se destacam os vestígios arqueológicos da civilização fenícia e da ocupação muçulmana. Para conhecer um pouco mais do seu passado e das suas tradições milenares, visite os espaços museológicos existentes. A conjugação entre o património histórico e a arquitetura contemporânea são visíveis em alguns espaços da cidade, coexistindo em perfeita harmonia.

Hoje, Tavira é uma cidade aprazível, com sol quase todo o ano, com um vasto património cultural e natural, banhada pelo Parque Natural da Ria Formosa e pelo seu cordão dunar, onde se formam as praias do concelho, numa riqueza florística e faunística únicas. O seu potencial estende-se por todo o concelho, desde a serra ao litoral, num diversificado leque cultural. Prova disso, foi o reconhecimento de Tavira como Comunidade Representativa da Dieta Mediterrânica enquanto Património Imaterial da Humanidade, em 2013. Tavira vive história e, por isso, convidamo-lo a descobrir uma das mais belas cidades da região.

O concelho de Tavira possui uma linha de costa, com mais de 18 Km de extensão, inserida no Parque Natural da Ria Formosa, onde se encontram as ilhas de Tavira e Cabanas que oferecem praias de elevada qualidade com areia fina, branca e águas tranquilas, cuja temperatura ronda os 22.º C, das quais se destacam:

A Praia da Ilha de Tavira, que é considerada uma das mais belas praias do Sotavento algarvio, com um vasto areal branco, o seu acesso é feito por ligações regulares de pequenas embarcações a partir das Quatro Águas e também do centro da cidade durante o verão. A Praia de Cabanas, praia isolada e tranquila, situa-se em frente à vila de Cabanas e tem acesso por barco. A Praia da Terra Estreita, com um extenso areal localizado em frente à pequena povoação de Santa Luzia, sendo o acesso feito por pequenas embarcações, sobretudo no período de verão. A Praia do Barril que é uma das mais emblemáticas praias do concelho localizada em frente ao aldeamento turístico das Pedras d’El Rei, composta por um extenso areal, sendo o seu acesso feito a pé ou através de comboio turístico. A Praia do Homem Nu inserida que ocupa a extremidade ocidental da Ilha de Tavira, entre a área naturista oficial da Praia do Barril e a barra da Fuzeta, numa extensão de mais de 4 km e dado o seu isolamento e difícil acesso, a prática naturista é frequente e tolerada, facto que deu origem ao seu nome, sendo deserta e selvagem, sem qualquer equipamento de apoio.




Fuzeta

A simplicidade e simpatia das gentes, o ambiente estival e tranquilo, o porto de pesca, colorido pelos barcos, assim como a praia e toda a zona ribeirinha, cuja recuperação ambiental foi recentemente premiada, as praias de areia branca e de águas cristalinas, os segredos a descobrir nas redondezas e a situação geográfica no Algarve, faz da Fuseta um lugar bastante privilegiado e ideal para umas férias tranquilas e sem stress ali mesmo junto ao mar.

Dirigindo-se ao cais de embarque, pode fazer uma curta viagem por barco em direção à ilha de aproximadamente 10 minutos. Ali pode desfrutar de um extenso areal de areia branca e águas transparente e calmas, que fazem destas praias, autênticos paraísos balneares.

Aqui, neste lugar secreto, podemos dizer que as férias são passadas sempre com um pé na praia. Mas outras atrações estão ali por perto para serem desfrutadas.

Pode ainda fazer um passeio de barco, que o leva a conhecer as salinas, as ruínas atalaias de Torre de Bias, Cumeada e Alfaxina e ainda a norte da vila pode encontrar as nascentes de água dos Olheiros.

A Fuzeta ou Fuseta, como lhe queiram chamar (ambos os nomes são usados oficialmente), segundo os relatos históricos mais antigos datados de 1572, era conhecida por “Fozeta” (diminutivo de foz) o que teria tido origem no facto de ali desaguar um ribeiro chamado “ribeiro do tronco”, faz parte do concelho de Olhão, no Algarve.

Esta bonita vila mantém a arquitetura característica desta zona do Algarve, com as suas casas de forma cúbica, rematadas por terraços - as açoteias – com as curiosas chaminés de balão. A Igreja Matriz guarda algumas boas imagens do séc. XVIII. O seu adro é um miradouro sobre a vila, com vastos horizontes da Ria e do mar.

Diz-se aqui "o sol acorda e adormece envolto em tons de fogo". Enorme extensão de areia fina que, além de privilegiada com um belo pôr do Sol, tem águas de excelente qualidade.


Olhão

A simplicidade e simpatia das gentes, o ambiente estival e tranquilo, o porto de pesca colorido pelos barcos, assim como toda a zona ribeirinha, as suas explanadas, bares e os famosos restaurantes, a glamorosa Marina de Olhão, as praias de areia branca e de águas cristalinas, os segredos a descobrir nas redondezas e a situação geográfica no Algarve, faz de Olhão um lugar bastante privilegiado e ideal para umas maravilhosas férias tranquilas e de sonho ali mesmo junto ao mar. Dirigindo-se ao cais de embarque, pode fazer uma viagem por barco em direção às ilhas da Armona, Culatra, Fuseta, Deserta e Farol. Ali pode desfrutar de extensos areais de areia branca e águas transparente e calmas, que fazem destas praias, autênticos paraísos balneares.

Aqui, neste lugar secreto, podemos dizer que as férias são passadas sempre com um pé na praia. Mas outras atrações estão ali por perto para serem desfrutadas, sendo a situação geográfica de Olhão um atributo que permite aos seus visitantes o acesso rápido à bonita cidade de Faro (10km), à Vila da Fuseta (11km), à bela cidade de Tavira (23km), e ao Aeroporto internacional de Faro (14km). Pode ainda fazer passeios de barco, que o leva a conhecer a maravilhosa Ria Formosa, reserva natural e tesouro precioso do Algarve

AEsta bonita e interessante cidade de Olhão mantém a arquitetura característica desta zona do Algarve, com as suas casas de forma cúbica, rematadas por terraços - as açoteias